3 dicas para investir em um momento de crise

Muitas pessoas acreditam que o atual momento de crise econômica é prejudicial aos investimentos e bem mais arriscado para a segurança de suas aplicações. Certo? Erradíssimo! É justamente em momentos de crise que algumas oportunidades de investimento — e, consequentemente, de lucro e de rendimentos — aparecem. Ficou curioso? Pois então confira agora mesmo algumas dicas para investir na crise:

Fuja da poupança a todo custo

Recentemente, o Copom (Comitê de Política Monetária) decidiu manter sua tendência de elevação da taxa básica de juros, a famosa taxa Selic. Atualmente, ela é de 12,75% ao ano, o que tem algumas consequências diretas no mercado financeiro nacional. A primeira delas é a perda de atratividade de investimentos como a poupança. Por mais que não tenha taxação de Imposto de Renda e taxas, seu rendimento líquido mensal, se comparado a fundos DI — desde que com baixas taxas de administração — por exemplo, é bem menor.

De acordo com as regras de funcionamento da poupança, ela rende 70% da taxa Selic, mais uma taxa referencial (TR), mas apenas quando esses juros forem iguais ou menores a 8,5% ao ano. Acima desse valor, o rendimento é limitado a 0,5% ao mês, mais a taxa referencial. Ou seja, com taxas de juros tão altas quanto as atuais, não há por que manter seu dinheiro aplicado em poupança. É praticamente perder dinheiro!

Pesquise investimentos seguros

Em tempos de juros altos e várias incertezas econômicas, a dica é investir em títulos públicos e em aplicações indexadas às taxas de juros. Para investir na crise sem se arriscar demais, essas são boa opções, já que a taxa básica de juros está alta. Nesse cenário, investimentos como Letras Financeiras do Tesouro, que são pós-fixados e acompanham os juros da taxa Selic, e Certificados de Depósito Interbancário (CDI) apresentam uma rentabilidade atrativa e bem mais segura.

Além disso, é recomendável evitar aplicações com rendimentos previamente fixados, como as Letras do Tesouro Nacional, por exemplo, já que as perspectivas econômicas ainda são incertas e a taxa Selic pode aumentar mais durante o decorrer do ano.

Aproveite os juros altos para investir

Se esse cenário de aumento da taxa Selic se confirmar nos próximos meses, investir na crise será, de certa forma, apostar na alta dos juros para o futuro. Nesse caso, é importante que o investidor tenha em sua cartela aplicações fundos DI, que investem muitos de seus recursos em ativos atrelados à Selic.

O investidor deve buscar, de preferência, aqueles fundos que têm uma taxa de administração menor, o que geralmente ocorre quando o valor mínimo a ser investido é maior do que o normalmente estabelecido pelo mercado. A dica é buscar fundos DI cujas taxas de administração girem em torno de 0,5% ao ano.

Além dos fundos DI, o investidor também tem a opção de aplicar seus recursos em Certificados de Depósito Bancário, que têm taxação de imposto de renda, mas que, com as especificidades desse cenário econômico, compensam por sua rentabilidade pós-fixada.

Agora que você tem todas essas informações à sua disposição, é hora de procurar os investimentos mais adequados a seu perfil de investidor e a esse momento atual de crise. Ainda tem dúvidas sobre o tema? Deixe aqui seu comentário e compartilhe conosco seus questionamentos!

Nossa Consultoria

Logotipo WGFP Conheça nossos serviços e torne sua vida financeira mais rentável.
Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *