planejamento financeira contra a crise

O quão seguro é o seu planejamento financeiro contra a crise?

Em tempos de crise, o planejamento financeiro torna-se ainda mais importante para evitar o descontrole nas contas e o acúmulo das dívidas. É fato, contudo, que a maioria das pessoas ainda reluta em organizar as finanças e acaba por sofrer as consequências.

Para você, que já tomou uma atitude e elaborou um planejamento, preparamos neste post alguns itens que vão ajudá-lo a enfrentar com maior segurança os momentos de instabilidade econômica. Confira!

Evite o atraso de pagamentos

Apesar da leve redução na Taxa SELIC anunciada pelo COPOM, os juros continuam assustadoramente altos. Por isso, deixar de pagar as contas em dia é um erro que pode custar muito caro no final das contas.

Organize-se para pagar sempre em dia e evite também efetuar pagamentos abaixo do valor total nas faturas de cartão de crédito. Fuja de juros e multas que podem corroer seu orçamento.

Não compre além do necessário

Um dos conselhos básicos dos especialistas em educação financeira é de que se evitem as compras supérfluas. Em tempos de orçamentos apertados, a recomendação cresce em relevância. Um bom método para evitar o impulso é se planejar e não sair de casa sem antes elaborar uma lista de compras.

A pesquisa de preços também é importante para manter a saúde das finanças. Com um pouco de paciência, é possível conseguir uma boa economia quando se comparam os preços. É preciso ficar atento, porém, aos gastos com deslocamentos, que podem colocar a perder o valor economizado.

Não gaste mais do que ganha

Essa frase deve se tornar um lema na vida de quem pretende ter um planejamento financeiro seguro. Avalie constantemente suas despesas (não se esqueça de fazer um controle rígido, sem deixar escapar os menores detalhes) e tenha disciplina para que os gastos não sejam maiores que as receitas.

Talvez seja o momento também de reavaliar o seu padrão de vida. Procure se adequar à realidade. Despesas como pacotes de internet e TV a cabo, por exemplo, se não eliminadas, podem ao menos ser reduzidas, com a contratação de planos mais baratos. Avalie também seus hábitos e tente encontrar formas de reduzir os custos, sem necessariamente comprometer a sua qualidade de vida.

Estabeleça metas

Todo planejamento, para ser bem-sucedido, precisa de metas. Nas finanças, não seria diferente. Se você está em uma situação estável, aproveite para definir objetivos para o futuro e traçar planos para atingi-los.

A compra de um imóvel próprio, uma viagem dos sonhos, por mais que pareçam planos incompatíveis com momentos de crise, são excelentes motivadores para manter a execução do planejamento financeiro a todo o vapor.

Faça uma reserva financeira

Por falar em planos, vale a pena focar na construção de uma reserva de emergência para conferir ainda mais segurança ao seu planejamento financeiro. Não há um consenso entre os especialistas na área, mas estima-se que uma quantia equivalente a seis meses de seu salário seja ideal para a manutenção da qualidade de vida em caso de imprevistos, como o desemprego ou um tratamento médico.

A reserva financeira exerce ainda um efeito psicológico positivo, evitando que sejam tomadas decisões precipitadas e garantindo fôlego até que a adversidade possa ser superada.

É importante manter firme o planejamento financeiro e torná-lo o mais seguro possível para enfrentar a crise. E você, o que tem feito para garantir a sua estabilidade financeira? Conte-nos a sua experiência nos comentários.

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *