estabelecendo-metas

F&M – Finanças & Mulher: Como alcançar seus sonhos estabelecendo metas

Todos nós temos sonhos. Desejos que vão desde “ser mais saudável” ou “passar mais tempo com minha família” até “mudar o país”.

Mas é minoria os que conseguem de fato alcançar esses sonhos. Muitas vezes acabamos por considerar esses sonhos tão intangíveis e distantes que acabamos por sempre esperar eles caírem do céu.

Vivemos de esperança: torcendo por uma promoção, pela redução milagrosa de peso, por finalmente o seu chefe te dar uma folga que te possibilite chegar mais cedo em casa. E acabamos percebendo que o tempo está passando e nenhum dos objetivos estão sendo alcançados.

Para começar, tome por exemplo pessoas que conseguiram aquilo que você sonha. O que foi necessário para que elas pudessem chegar naquele lugar? Com certeza não foi um passe de mágicas.

Mas diversos são os argumentos que utilizamos para justificar essa inércia: a correria e o cansaço do dia a dia podem sugar suas energias; a rapidez com que o tempo passa te impossibilita de tomar uma atitude efetiva; você não sabe por onde começar. Mulheres são mais afetadas com esses problemas, porque além da nossa capacidade de fazer (ou tentar fazer) muitas coisas ao mesmo tempo, ainda precisamos equilibrar a carreira com a família e filhos.

Resolvi então montar um passo a passo que ajude todas as leitoras (e leitores) a estabelecerem METAS, e objetivar os seus sonhos. Com elas, transformamos o que é apenas uma intenção abstrata em algo concreto.

Ter um SONHO é como ter um destino mas não possuir GPS, mapa ou bússola. Quando falamos de METAS, conseguimos visualizar esse mesmo destino mas com ferramentais para nos ajudar a chegar lá. Sempre existe a opção de desbravar o mundo às cegas e chegar em qualquer lugar, mas com certeza ter uma direção para chegar exatamente onde se deseja soa mais interessante. Vamos lá, então:

 

PASSO 1. Estabeleça um objetivo claro e específico, mensurável e com prazo definido. Tomemos alguns exemplos:

Sonho Meta
A Comprar um carro Comprar um carro popular, de até R$ 45.000, em até 12 meses
B Emagrecer Perder 5kg até o Natal
C Melhorar de emprego Abrir a minha própria empresa, com um investimento inicial de R$ 50.000, em até 2 anos

 

Veja como a coisa toma uma forma maior quando somos mais específicos, quantificando e colocando limite de tempo.

 

PASSO 2. Volte na lista anterior e avalie as suas metas:

– Elas devem ir de acordo com os seus princípios. Pergunte-se o que você ganhará com cada uma delas, do que você deve abrir mão e se esforçar para consegui-las. Caso o seu sonho seja “ajudar o país a ser melhor” através da meta “governar o país dentro de 20 anos”, você deve reconhecer que a trajetória implicará em muita política, negociações e principalmente estar muito tempo longe da família. Se você não estiver disposto a isso, reveja a sua meta buscando caminhos alternativos.

– Elas devem ser realistas. Você deve avaliar todos os seus objetivos de forma honesta e verificar se eles são de fato possíveis. Pense em tudo que você deverá ter para consegui-los, como habilidades, recursos, tempo, conhecimento. Todos eles devem estar dentro das suas possibilidades atuais.

 

PASSO 3. Desmembre seus objetivos em alguns outros menores. Para cada um deles, você deve responder às perguntas: Quem é o responsável? Onde? Quando/com qual frequência? Por quê isso vai me ajudar a chegar no objetivo maior?

Por exemplo: B) Perder 5kg até o Natal

O quê? Quem? Onde? Quando? Por quê?
Melhorar a dieta Eu Na nutricionista 1x/mês Para emagrecer de forma saudável
Comer mais frutas Eu No trabalho 2x/dia Para manter a dieta
Correr Eu Na praça 4x/semana Para queimar calorias mais rápido

 

PASSO 4. Estabeleça prioridades. Coloque todos os itens acima em ordem do que for mais importante para o seu objetivo. No exemplo da perda de peso, caso só consiga correr 3 vezes na semana porque 4 não tem dado tempo, foque mais na dieta.

 

PASSO 5. Registre as suas metas por escrito, de forma que consiga acompanhar o progresso dos seus objetivos e fazer uma revisão periódica do processo, mantendo-as sempre atualizadas.

 

PASSO 6. Se for possível, comprometa-se publicamente. Ninguém gosta de ficar mal perante os outros. Se você contar para o pessoal do trabalho, seus familiares e amigos o que está tentando fazer, haverá uma cobrança externa e a sua chance de desistir acaba sendo menor.

 

Siga esses passos e nos diga o que achou dos resultados. Você pode deixar seus comentários abaixo ou entrar em contato diretamente conosco.

 

emanuella-xavier-foto
Emanuella Xavier, CFP® (Certified Financial Planner) é sócia da WG Finanças Pessoais

 

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *