disciplina nos investimentos

Qual a importância de ter disciplina nos investimentos financeiros?

Muitas pessoas se perguntam qual o verdadeiro segredo de fazer bons investimentos financeiros. Parte da resposta está justamente na disciplina de se investir com regularidade e dentro dos limites de seu orçamento. Mas por que isso é tão importante? Como essa disciplina afeta o rendimento de suas aplicações? Confira estas informações:

Por que é tão importante se manter dentro do orçamento

Um dos principais aspectos da disciplina orçamentária é se manter dentro dos limites planejados de gasto para cada área de suas finanças. Seja com lazer, despesas fixas da casa, ou até mesmo a realização de gastos ocasionais com seu veículo, por exemplo, é imprescindível que esses limites sejam respeitados.

No caso dos investimentos, deve haver um mínimo mensal, ou uma porcentagem de sua renda, que você determina como “dinheiro a investir”. Não deixe para economizar apenas o que sobrar em sua conta no final do mês. Isso cria a ilusão de que você tem muito dinheiro a gastar e acaba reduzindo seus investimentos mensais. Se isso ocorre em longo prazo, você deixa de investir o tanto que efetivamente poderia.

O que as aplicações frequentes podem fazer por você

Disciplina envolve também regularidade nas aplicações. Ou seja, investir com frequência. Por que isso é tão importante? Porque a frequência das aplicações é o que efetivamente faz crescer seus investimentos! Há quem aplique mês, mês não. Essa falta de regularidade desperdiça o verdadeiro potencial de seus investimentos, impede que eles cresçam mensalmente e faz com que seus rendimentos estejam aquém do esperado. Assim, seus objetivos financeiros (como a compra da casa própria, por exemplo) ficam cada vez mais longe.

Fazer investimentos financeiros com regularidade permite maior diversificação de ativos

Investimentos financeiros regulares também são uma forma de você alocar seu dinheiro em diferentes ativos. É possível, por exemplo, investir um mês em CDB, e em outro mês investir em um fundo de investimentos. Por meio dessa diversificação, o investidor garante mais segurança para sua cartela de investimentos, além de obter rendimentos mais constantes.

A disciplina te permite pensar em estratégias de longo prazo

Seja na frequência dos investimentos, seja no respeito aos limites de seu orçamento, a disciplina financeira permite que você possa pensar em estratégias de longo prazo para sua vida. Isso significa, por exemplo, realizar seus objetivos financeiros, como a compra de um imóvel, a realização de uma festa de casamento (confira aqui nosso post sobre isso),  ou até mesmo a troca de veículo.

O importante é ter em mente que, ao criar o hábito de investir com regularidade, você garante o verdadeiro crescimento de seu patrimônio, em vez de contar ocasionalmente com uma ou outra renda decorrente de suas economias. A disciplina faz com que você evite endividamentos desnecessários e faça escolhas mais estratégicas para seus gastos futuros. Além disso, cria-se um hábito muito saudável em seu dia a dia: gastar de acordo com suas possibilidades e ter sempre um “colchão financeiro” com o qual contar em tempos de necessidade.

Como você pôde perceber, há muitas vantagens em manter um regime constante de investimentos financeiros, com disciplina orçamentária e de frequência de aplicações. E você? Vê outras vantagens em seguir uma disciplina de investimentos? Comente aqui no post e contribua para nosso debate!

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *