como economizar dinheiro

Como economizar dinheiro com mudanças básicas?

Economizar dinheiro pode parecer algo distante e difícil, principalmente para quem nunca cultivou esse hábito. A boa notícia é que é possível poupar com apenas algumas mudanças na rotina, como procurar saber exatamente quanto ganha e quanto gasta, descobrir novas possíveis fontes de renda e guardar uma quantia para imprevistos.

Veja no post de hoje algumas mudanças básicas que ajudarão a economizar dinheiro:

Saiba exatamente quanto ganha e quanto gasta

A primeira mudança que você deve fazer para conseguir economizar dinheiro é conhecer sua real situação financeira. Para isso, é preciso saber exatamente quanto ganha, quanto gasta e, principalmente, em que categorias do orçamento estão as maiores despesas.

Comece listando todas as receitas do orçamento, como salário líquido, rendimentos etc. Em seguida, liste todos os seus gastos, por menores que sejam. Mesmo pequenas despesas, quando somadas, podem ter um impacto grande. Além de anotar valores, não deixe de categorizar os gastos. Assim, você saberá exatamente para em que está indo o seu dinheiro e em quais áreas é possível economizar.

Procure novas fontes de renda

Uma das regras de ouro das finanças pessoais é nunca gastar mais do que ganha. Caso suas despesas estejam superando as receitas, há dois caminhos possíveis: partir para o corte de gastos ou aumentar as entradas na sua conta-corrente. Dentro da segunda opção, não deixe de avaliar a possibilidade de buscar novas fontes de renda.

Pense sobre suas principais habilidades e trace uma estratégia para ganhar dinheiro com elas e sair do vermelho de uma vez por todas. Quem cozinha bem pode, por exemplo, fazer docinhos para vender. Pessoas que têm facilidade para escrever podem se tornar redatores freelancers, entre outras atividades.

Guarde uma quantia para imprevistos

Ter uma reserva para emergências é a melhor forma de não ser pego desprevenido financeiramente quando tiver que lidar com gastos inesperados, como conserto de carro ou uma doença na família. O ideal é ter guardado um valor equivalente a, pelo menos, três meses de despesas mensais e, assim, não ter que recorrer a alternativas como empréstimo pessoal quando precisar de dinheiro. Deixe a quantia em um investimento com liquidez, como a poupança, pois você pode precisar sacar algum valor a qualquer momento.

Fuja das compras por impulso

As compras por impulso podem ser grandes inimigas das finanças saudáveis. Para economizar dinheiro é importante sempre refletir antes de comprar qualquer coisa, questionando se realmente precisa adquirir determinado produto ou se pode pedir emprestado para alguém, por exemplo. Quem tem dificuldades para se controlar deve deixar o cartão de crédito em casa e sair apenas com o dinheiro que precisará no dia.

Pesquise preços

Para economizar dinheiro, pesquisar preços é atitude essencial. Antes de comprar qualquer coisa faça uma busca em lojas diferentes e na internet antes de fechar a compra. Assim, você garante que está fazendo o melhor negócio. Caso decida comprar o produto pela web, um alerta: cheque se a loja é confiável e desconfie de preços muito abaixo da média. Pode ser uma cilada.

Estabeleça objetivos

Economizar dinheiro fica muito mais fácil quando você investe em planejamento financeiro e estabelece objetivos de vida. O que gostaria de realizar em curto, médio e longo prazos? Comprar um carro, dar entrada em um apartamento, fazer uma grande viagem de férias… Depois de decidir quais são seus objetivos, pesquise quanto eles custam e estabeleça um prazo para realizá-los. Assim, você saberá quanto terá que guardar por mês para realizar os seus sonhos.

Coloque em prática agora essas mudanças básicas e veja como economizar dinheiro ficará muito mais fácil!

Gostou deste conteúdo? Não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais.

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *