filmes

6 filmes que vão te ensinar tudo sobre o mercado financeiro

O mercado financeiro é um dos temas mais interessantes e difíceis de produzir no cinema. Muitas vezes dependentes do linguajar próprio do setor, os filmes nem sempre conseguem ser claros no roteiro. Mas alguns deles ultrapassam a barreira dos termos técnicos e conseguem ser mais didáticos.

Entre filmes e documentários, selecionamos seis produções que vão ajudar você a entender melhor o funcionamento das bolsas e dos investimentos. Confira!

A Grande Aposta

O filme ganhou o prêmio de melhor roteiro adaptado no Oscar de 2016, o que já é um indicativo do que ele foi capaz de fazer: traduzir para o leigo como aconteceu a crise financeira de 2008 nos Estados Unidos e que levou à falência bancos e empresas e deixou milhares de pessoas na miséria.

A trama se concentra num grupo de investidores que percebe, anos antes, a bolha imobiliária que seria a causa da queda de Wall Street. O roteiro faz com que o espectador se envolva e entenda o que aconteceu para que a tragédia financeira tomasse conta do país e se alastrasse pelo mundo.

Wall Street: Poder e Cobiça

Talvez o principal e mais famoso filme produzido sobre o mercado de ações. Lançado em 1987, teve tanta repercussão que marcou a carreira de seus atores — Michael Douglas e Charlie Sheen. Dirigido por Oliver Stone, um crítico contumaz do mercado, o filme trata de como circulam as informações nas corretoras e como a ética e o acesso a dados podem definir vidas e consagrar pessoas sem escrúpulos. O que vale é o caminho para enriquecer.

O filme teve uma continuação em 2010 (“O Dinheiro Nunca Dorme”), que mostra as consequências dos atos da primeira versão.

Margin Call: O Dia Antes do Fim

Para muitos críticos, esse é o melhor filme sobre a crise de 2008. Uma corretora demite mais de 80% do setor de riscos e um dos ex-funcionários entrega um pendrive com informações sobre a empresa para um dos diretores. O conteúdo mostra que a corretora havia ultrapassado o limite de risco que poderia correr. Os números indicam que a empresa está prestes a falir.

O filme mostra como os funcionários agem para descobrir a fraude em meio aos acontecimentos de 2008, até chegar ao auge, a reunião com todo o comando da empresa.

O Lobo de Wall Street

Este filme apresenta o funcionamento do mercado de ações de valor baixo, mas que acabam rendendo mais para o corretor. Depois de aprender a trabalhar na bolsa com um mentor, Jordan Belfort precisa encontrar um emprego após um crash em Wall Street. Encontra trabalho numa corretora que atua fora da bolsa de valores, com um tipo de ação que beira a fraude.

Baseado em uma história real — Belfort é autor do livro que se tornou best seller — o filme ajuda a entender como funciona os vários mercados de ações.

Trabalho Interno

Documentário sobre a crise de 2008. O diretor entrevistou diversos atores envolvidos na tragédia: políticos, banqueiros, empresários, investidores, jornalistas e pesquisadores. A tese defendida no filme é a de que os grandes bancos tinham conhecimento do que poderia acontecer no país e na bolsa.

É uma boa chance de entender como funcionam as grandes engrenagens do mercado financeiro.

Grande Demais para Quebrar

A crise de 2008 foi uma grande fonte de produções cinematográficas. Este é um filme produzido para a TV, que reconta os fatos sob o ponto de vista do secretário do Tesouro dos Estados Unidos da época, Henry Paulson. O espectador tem conhecimento de como o mercado financeiro influencia as decisões governamentais e como as medidas são tomadas em momentos de crise.

Gostou dos filmes selecionados para entender o mercado financeiro? Tem alguma sugestão de outra obra? Deixe seu comentário! E como sempre, conte com a ajuda da WG Finanças para todas as suas necessidades financeiras!

Nossa Consultoria

Logotipo WGFP Conheça nossos serviços e torne sua vida financeira mais rentável.
Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *