5 indícios que é hora de contratar um consultor financeiro

O consultor financeiro é aquele profissional capaz de analisar, da forma mais adequada possível, a situação das finanças da empresa ou até de seu orçamento doméstico. Depois de repassar o diagnóstico do cenário ao contratante, o consultor poderá preparar um plano de ações para que as metas e os objetivos financeiros estabelecidos sejam alcançados mais fácil e eficientemente. Afinal de contas, fazer uma gestão minuciosa das finanças não é uma tarefa assim tão simples, não é mesmo?

Dessa forma, contando com a ajuda do profissional certo, é possível diminuir os riscos e enfrentar os imprevistos do mercado, além de identificar mais rapidamente boas oportunidades de aplicação de recursos. Viu só como são muitas as vantagens de contar com a ajuda de um profissional desse calibre? Pois então confira agora mesmo algumas inquestionáveis situações em que essa mãozinha cai muito bem:

Quando você possui uma boa soma de recursos

Muitas vezes você até consegue juntar dinheiro por mais tempo ou o saldo da sua conta está com um fabuloso resultado positivo por algum motivo especial. E contratar um consultor financeiro justamente nessa hora será bastante conveniente para que você identifique as melhores aplicações financeiras para seu capital. Esse profissional também poderá auxiliar nas flutuações de títulos e ações, por exemplo, indicando quais são os melhores momentos para comprar, manter ou vender suas cotas no mercado. Assim você terá as melhores sugestões e os mais embasados conselhos dentro de seu perfil de investidor financeiro.

Quando você deseja confirmar a saúde financeira do negócio

Muitas vezes uma empresa tem profissionais de contabilidade contratados em seus quadros ou terceiriza os serviços contábeis com uma firma especializada, certo? Mesmo assim, contratar um consultor financeiro oferece a vantagem de entregar uma visão imparcial sobre sua contabilidade, vendo realmente se os lançamentos financeiros estão corretos e analisando o enquadramento fiscal-tributário. Com essa confirmação você saberá se tudo está realmente em ordem dentro da empresa, podendo decidir com mais segurança se mantém os processos como estão ou se é preciso fazer qualquer tipo de ajuste.

Quando você não sabe que decisão financeira tomar

Um consultor financeiro será capaz de analisar vários cenários junto com o gestor da empresa ou mesmo nas finanças pessoais, criando todo o material de base para que as melhores decisões sejam tomadas não só nos momentos críticos, mas também nas situações corriqueiras. Dessa maneira, você conseguirá tocar seu negócio e sua vida pessoal financeira com muito mais confiança, driblando eventuais problemas econômico-financeiros sem pestanejar.

Quando você deseja conferir se terá uma boa aposentadoria

Muita gente já paga planos de previdência privada ou guarda dinheiro em aplicações de renda fixa — entre outras medidas do tipo — pensando no futuro, quando finalmente resolver parar de trabalhar. Caso você tenha dúvidas a respeito de sua situação daqui a dez ou vinte anos, é hora de chamar o consultor financeiro, que será capaz de dar dicas do que seria melhor fazer com esse dinheiro reservado. Com esse aconselhamento, você ficará mais tranquilo em relação ao futuro, vislumbrando a aposentadoria sem receios.

Quando suas finanças não estão nada bem

Se você está diante de situações mais apertadas, com a possibilidade de ser demitido ou de ver sua empresa se afundando no vermelho, por exemplo, um consultor financeiro poderá ajudar a encontrar a melhor saída. Se você não tem um fundo para emergências ou não juntou dinheiro para sua aposentadoria, esse profissional ajudará a cortar as despesas menos necessárias e a controlar melhor os recursos restantes, até as coisas se estabilizarem novamente.

O que você deve ter em mente é que não deve procurar por uma consultoria financeira apenas nos momentos de emergência. Vale a pena contar com um profissional confiável e especializado para impedir que a maioria dessas emergências aconteça. Então o que ainda está esperando?

E você, já pensou em contratar um consultor financeiro para aperfeiçoar sua gestão? Comente aqui e nos conte se ainda ficou alguma dúvida! Participe!

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *