tesouro direto

Tesouro Direto: por que investir?

Cada vez mais pessoas têm percebido que, hoje em dia, a poupança não é mais tão rentável como uma vez já foi. Por isso, esses investidores têm buscado outras opções de aplicações para seu dinheiro. Considerando que o perfil dos antigos aplicadores da caderneta de poupança tende a ser de pessoas que possuem menos tendência ao risco, é possível optar por um outro investimento seguro: o Tesouro Direto.

No post de hoje, listamos 7 razões para você investir no Tesouro Direto:

Como investir no Tesouro Direto

Investir no Tesouro Direto implica em “emprestar” dinheiro para o país em troca de remuneração (juros) e, considerando que o país muito provavelmente não deixará de pagar suas captações, você terá uma margem de segurança.

Investir no Tesouro Direto é simples: com apenas 30 reais você já pode começar esse tipo de investimento. Entretanto, assim como todas as aplicações, são cobradas algumas taxas administrativas por instituições e agentes financeiros.

O horário de compras é de 9 horas de um dia até as 5 horas de outro e, durante esse período, você pode comprar livremente. Já o período de vendas é de 18 horas de um dia até as 5 horas do outro. Vale lembrar que o investimento máximo para compras é de 1 milhão de reais, enquanto que, para vendas, não existem limites máximos ou mínimos.

Vantagens de investir no Tesouro

Menor custo a um baixo risco

Investir no Tesouro Direto garante menor risco, tendo em vista que dificilmente um país deixará de quitar seus débitos. Além do que, aplicações em títulos públicos normalmente têm um custo mais baixo se comparado a outros fundos de investimento.

Maior flexibilidade

Esse tipo de aplicação é bastante volátil, dando várias opções de compras com diferentes datas de vencimento para o investidor, além, é claro, da diversidade de valores passiveis de serem aplicados.

Liquidez alta

Para aqueles que buscam aplicações com maior liquidez, o governo garante sempre a recompra do título, mesmo que antes de seu vencimento, inclusive com as taxas devidamente acertadas até o momento da venda.

Diversificação

Para o investidor ter mais liberdade na hora de diversificar, existem dois tipos de títulos para serem escolhidos, garantindo assim a contemplação das variações nas taxas de juros e os efeitos da inflação.

Mais acessível que outros fundos

Por possuir valores tão baixos para início de investimentos, é uma excelente opção para quem não tem muito dinheiro e gostaria de começar uma aplicação. Com valores acima de 30 reais já se é possível investir no Tesouro Direto.

Praticidade

Todo o processo de compra, venda e acompanhamento é feito pela internet, podendo o investidor programar suas compras e vendas para que não tenha que realizá-las manualmente.

Possui algumas vantagens tributárias

O imposto de renda (IR) só é cobrado no momento da saída do dinheiro ou nos juros que são recebidos semestralmente pela aplicação. Já em fundos de investimento, o imposto de renda é recolhido semestralmente na forma de um mecanismo conhecido como come-cotas. Como a parcela do Imposto de Renda continua na carteira do investidor do Tesouro Direto até o momento em que ele efetuará o resgate, ela continuará a render juros, favorecendo sua retirada no final.

Para aqueles que têm dúvidas entre a caderneta de poupança e o Tesouro Direto, tendo em vista que ambos têm baixíssimo risco, opte pelo Tesouro Direto, pois sua rentabilidade é sempre maior e a diferença para a aplicação mínima entre um e outro é ínfima. Para os iniciantes vale começar pelas LFTs ou atualmente chamados Tesouro SELIC, por serem mais conservadores.

E você, já realiza aplicações no Tesouro Direto? Comente e conte pra gente suas experiências como investidor. Para manter-se sempre informado, assine nossa newsletter!

Nossa Consultoria

Logotipo WGFP Conheça nossos serviços e torne sua vida financeira mais rentável.
Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Um comentário para “Tesouro Direto: por que investir?”

  1. Renato disse:

    Muito interessante. Não sabia da questão do imposto de renda.
    Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *