Por que e como investir em ouro?

Considerado um dos ativos financeiros mais seguros da economia global, o ouro se constitui como uma reserva de valor a ser utilizada em períodos de instabilidade financeira, funcionando como uma proteção contra a desvalorização monetária e fazendo parte da reserva de muitos países pelo mundo afora. Quer investir em ouro mas não tem a mínima noção de como começar? Pois confira já nosso post e as dicas que separamos exclusivamente para você:

Motivos para comprar ouro

A verdade é que as razões para se comprar ouro são muitas, incluindo o fato de ser um bem durável e escasso que tem grande demanda. Isso sem contar que investir em ouro é uma ótima maneira de diversificar os investimentos e se proteger contra a inflação e a consequente desvalorização da moeda. Mas é necessário se manter atento às melhores fases para esse tipo de investimento. São elas:

  • Alta no dólar;
  • Baixas taxas de juros;
  • Crises financeiras;
  • Alta inflação.

Modos de investir em ouro

Agora passaremos para as principais maneiras de efetivamente se investir em ouro. Pronto?

Contratos futuros

Esses contratos são indicados para investidores que buscam resultados no curto e médio prazos, de forma especulativa. Nesse caso, o recomendável é que a pessoa já tenha alguma experiência nesse mercado antes de escolher fazer esse investimento. Aqui, vendas e compras também podem ser exploradas como formas diversas de negociação, proporcionando mais flexibilidade para a estratégia do investidor.

Ouro físico

Já o processo para comprar ouro físico — em barras — é um pouco mais complexo. Para isso é preciso, primeiramente, procurar uma instituição financeira de confiança que o comercialize, para depois realizar o cadastro e comprovar a renda para compras de mais de 10 mil reais. A desvantagem dessa modalidade diz respeito à baixa liquidez no momento da venda, porque é mais difícil encontrar quem queira comprar suas barras pelo preço do mercado.

Fundos de investimento

Os fundos de investimento em ouro são as opções mais acessíveis para a maioria dos investidores, visto que não é necessário se importar com toda a burocracia da compra do ouro em espécie ou com os valores futuros do mercado. Isso significa que, nessa modalidade, o investidor terceirizará a gestão para um profissional qualificado. Dessa forma, o fundo pode ser:

  • Passivo: o ouro é comprado tendo variações no seu preço;
  • Ativo: a compra ou a venda do ouro é baseada no momento atual do mercando, visando maiores rentabilidades.

Aplicações de curto prazo

É preciso que o investidor tenha muito conhecimento para se aventurar nessa modalidade, juntamente com um acompanhamento diário das cotações do ouro e de seu mercado. Para quem já tem um bom conhecimento sobre o assunto, recomenda-se investir em outros ativos de controle mais simples, como títulos de dívidas públicas ou de grandes companhias.

Aplicações de longo prazo

Nesse caso, é preciso planejar um bom investimento para, assim, proteger seu capital das grandes flutuações da economia. Caso seja possível, o ideal é comprar o ouro em fases mais estáveis da economia, porque assim a demanda e os preços abaixam.

De toda forma, assim como em todo investimento, investir em ouro também tem seus riscos, sendo a volatilidade de seus valores um dos principais — o que se dá devido à liquidez no mercado secundário. Dentre os fatores responsáveis pela variação da sua cotação estão as diferentes políticas monetárias dos países, os fluxos de importação e exportação, além das causas naturais que afetam sua extração.

E então, pronto para investir em ouro ou ficou ainda com alguma dúvida? Compartilhe seus questionamentos e suas impressões conosco!

Nossa Consultoria

Logotipo WGFP Conheça nossos serviços e torne sua vida financeira mais rentável.
Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *