Não espere mais para ter uma vida financeira equilibrada

Ninguém gosta de sequer pensar em correr o risco de ficar no vermelho ou de ter que lidar com a incerteza de não saber se vai ter dinheiro suficiente para alcançar uma meta no futuro, não é mesmo? Pois para que você não tenha que lidar com esse tipo de situação, é essencial se preparar para construir uma vida financeira equilibrada. Só assim você conseguirá entender exatamente como a renda entra em seu orçamento doméstico e onde está gastando seus recursos, podendo, consequentemente, descobrir as melhores formas para juntar dinheiro, transformar seus sonhos de consumo em realidade, no momento certo, e não passar por apertos. Então que tal ver algumas dicas para construir uma vida econômica mais balanceada e se prevenir desde já? Acompanhe:

Anote seus fluxos financeiros

Na maioria das vezes, não é nada complicado saber como sua renda mensal é construída, já que, normalmente o total se limita ao salário. Talvez haja mais alguma arrecadação extra, de um trabalho feito como freelancer ou advindo do aluguel de um imóvel de sua propriedade, como complemento. Entretanto, tão — ou mais — importante é identificar para onde seu dinheiro está indo. Assim, anote todos os gastos que você tem ao mês, desde as despesas de supermercado e as contas de serviços, como luz, internet e telefonia, até os gastos bobos, como uma ida rápida à lanchonete no meio da semana, por exemplo. Esse é o primeiro dos passos para alcançar uma vida financeira equilibrada.

Corte as despesas supérfluas

Como você já sabe direitinho onde está gastando seu dinheiro, chegou a hora de ver o que pode deixar para lá sem atingir tanto seu estilo de vida e seu bem-estar. Para conseguir cortar o que realmente não vai fazer tanta falta, analise onde está gastando demais e diminua — ou até elimine — os gastos desses setores. Tal iniciativa permitirá que sobre mais dinheiro para você guardar e, no futuro, investir em projetos mais interessantes e úteis.

Procure se livrar das dívidas

Mesmo com tanto cuidado, é possível que você se depare com dívidas responsáveis por consumir grande parte de seu orçamento. Assim, se você ainda está apenas começando a deixar sua vida financeira equilibrada, pode ser que esteja passando por problemas com seu cartão de crédito ou com seu cheque especial, por exemplo. Nessas situações, esforce-se para se livrar, o mais rapidamente possível, de tais débitos. Isso certamente o ajudará a não perder tanto dinheiro com o pagamento de juros e taxas bancárias, de modo que poderá, em breve, contar com sobras financeiras e começar até a poupar!

Faça uma reserva financeira

Equilibrar-se financeiramente não deve ser uma meta cogitada só para o agora, mas, também, para o futuro. Por isso, você deve estar sempre preparado para os imprevistos que podem acontecer. A melhor coisa a se fazer nesse sentido é conservar uma reserva financeira para emergências, como doenças na família, consertos de urgência na casa ou circunstâncias que cortam a entrada de recursos em seu orçamento, como a eventual perda do emprego. Nesses momentos você poderá usar seu fundo e se conservar equilibrado nas finanças domésticas.

Defina objetivos financeiros

Ter uma meta pode ser muito interessante para que você se motive. Quer juntar dinheiro para comprar um carro? Quer juntar determinada quantia no banco? Pois estabeleça uma meta e um prazo para cumpri-la. Sempre, é claro, avaliando e obedecendo a seus limites financeiros, porque um objetivo não realista poderá, na verdade, surtir o efeito contrário, tirando seu estímulo para continuar na batalha.

Viu como, para ter uma vida financeira equilibrada, é importante que você seja disciplinado e organizado? Só assim você conseguirá seguir um bom planejamento e avaliar sua real situação no momento, bem como analisar o que será melhor para você no futuro, tomando as melhores decisões sobre o que fazer com seu dinheiro.

Então agora que você já sabe pelo menos por onde começar, comente aqui e nos conte como anda sua vida financeira atualmente! Pronto para colocar tudo na mais perfeita ordem? Qual será sua primeira meta? Compartilhe seus planos e suas impressões conosco! Participe!

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *