começar a investir

Investidor iniciante: 6 dicas para começar a investir

Fazer seu dinheiro trabalhar por você e render uma boa margem de lucro demanda disciplina e estratégia. Com o objetivo de explicar melhor essas questões e auxiliar você, investidor iniciante, a adotar as posturas corretas, separamos neste post algumas dicas que te darão segurança e para enfrentar os riscos inerentes ao mundo dos investimentos. Confira!

1. Estratégia e planejamento

Os investidores possuem perfis diferentes e essa característica é determinante para o tipo de investimento mais recomendado a cada um. Por isso, antes de investir é fundamental definir uma estratégia baseada no seu perfil, que pode ser conservador e não tão disposto a arriscar, ou mais propenso ao risco. Ambos podem lucrar no mercado de ações, por exemplo, mas precisam definir uma estratégia e acompanhá-la.

Planejar o ingresso no mercado é um passo crucial, que ajudará a identificar os melhores caminhos e a viabilidade da empreitada, suas possibilidades e prazo de retorno. Você precisa considerar as oscilações do mercado e da inflação, o ritmo e os cenários da economia do país e do mundo.

2. Valor do investimento inicial

O valor que será investido inicialmente depende também do seu perfil financeiro e de seus objetivos pessoais. Você precisará analisar seus gastos e investir de acordo com suas possibilidades. Não é interessante dar o passo maior que a perna, porque investir é assumir riscos. Ainda assim, podemos exemplificar que com R$ 1 mil mensais já é possível acumular um bom patrimônio no longo prazo. Em 30 anos, as cifras de um investimento desse valor podem chegar a números expressivos.

3. Prática e termos técnicos

Um investidor iniciante precisa se preparar o quanto antes, pois o mercado já está a pleno vapor. A experiência e os erros serão capazes de ensinar os atalhos seguros e darão segurança para fazer as escolhas certas nos momentos certos. Os termos técnicos precisam ser dominados e, por isso, estudar sobre investimentos também é importante. Livros como “Investimentos inteligentes”, de Gustavo Cerbasi e “Como Investir Dinheiro”, de Rafael Seabra, podem te ajudar nessa tarefa. Acompanhe nossa coluna Finanças & Leitura aqui no blog para ter sempre dicas e resenhas de livros sobre finanças! No processo de aprendizado como investidor iniciante, você deve estar capacitado para planejar, colocar em prática e acompanhar seus investimentos.

4. Acompanhamento dos investimentos

A falta de tempo não pode ser uma desculpa para o fracasso e nem pode impedi-lo de acompanhar a performance de seus investimentos. Essa etapa é fundamental para o sucesso. Somente dessa forma será possível evitar prejuízos e abandonar um investimento na hora certa, assim como abraçar oportunidades melhores. Acompanhar o noticiário é um dever de casa, assim como saber quais fatores influenciam suas economias.

5. Ajuda especializada

Mesmo que você possua todo o tempo do mundo para gerenciar e acompanhar seus investimentos, existem muitos motivos para contar com a ajuda um consultor financeiro. É claro que as decisões finais serão suas e a responsabilidade também. Entretanto, uma empresa ou profissional especializado podem facilitar o caminho, sobretudo no início das operações e no processo de imersão no mercado financeiro. O ideal é buscar essa ajuda na hora do planejamento e contar com ela também no acompanhamento dos investimentos.

6. Diversificação de aplicações

Essa dica vale ouro! Manter uma boa diversidade de apostas é um dos grandes trunfos para o sucesso. Recomendamos que você se informe sobre diversos tipos de investimento, suas possibilidades de retorno e aposte em quantos puder. Mais uma vez, será importante considerar qual seu perfil financeiro e o dinheiro disponível para se tornar um investidor iniciante. Quem diversifica investimentos corre menos risco de perder dinheiro por conta de crises que só atingem um tipo de investimento. É como numa equação: quando perdem de um lado, ganham no outro.

Já ingressou no mundo dos investimentos e conhece mais estratégias valiosas para começar? Deixe um comentário e compartilhe suas experiências!

Nossa Consultoria

Logotipo WGFP Conheça nossos serviços e torne sua vida financeira mais rentável.
Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *