fundos imobiliários

Fundos imobiliários: quais são as vantagens de investir?

Há diversas modalidades de investimento no Brasil e uma não tão conhecida dos investidores é o fundo imobiliário. Relativamente novo, é regulado pelo mercado de capitais, representando uma fatia dos investimentos realizado na Bolsa de Valores. No post de hoje, vamos ver com mais detalhes esta modalidade de investimento e você poderá identificar se os fundos imobiliários se adéquam ao seu perfil de investidor. Confira!

O que são fundos imobiliários

Investir em fundos imobiliários é diferente de investir em imóveis. Isso porque os fundos imobiliários são apenas frações de imóveis que são adquiridas pelos investidores na forma de cotas de fundos de investimento.

Isso faz com que o procedimento de realização do investimento, ou seja, a transformação dele em moeda possa ser realizada com uma demora bem menor do que em imóveis propriamente ditos. Também os valores mínimos a serem investidos são substancialmente menores, sendo possível investir R$ 1 mil e deixar esse valor alocado a vários imóveis distintos.

Como funcionam os fundos imobiliários

Os fundos imobiliários funcionam como qualquer fundo de investimento, buscando investidores com interesses comuns. Nesse caso, o objetivo é investir no mercado imobiliário, servindo como aporte financeiro em empreendimentos dos mais diversos preços e padrões, o que garante maior diversidade de carteira, mesmo investindo apenas em um fundo.

Após o imóvel ser entregue aos proprietários, você continuará ganhando o valor proporcional de aluguel, por exemplo, mesmo sem ser proprietário de um imóvel, mas, sim, de uma cota de um fundo imobiliário.

Vantagens dos fundos imobiliários

Como o fundo imobiliário é gerido por uma instituição financeira fiscalizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), isso representa mais segurança para o investidor, pois se trata de um investimento com risco elevado e que está inserido na Bolsa de Valores.

Os ganhos desta modalidade não sofrem incidência de Imposto de Renda, o que os torna muito atraentes, principalmente no longo prazo. Esta é o principal diferencial dele: o prazo. Quanto mais tempo o dinheiro permanecer investido, melhor será para o investidor, pois a diferença tributária ficará maior.

Outra vantagem é a seleção dos inquilinos para os imóveis administrados. São grandes empresas que alugarão esses imóveis e com contratos de vários anos, sendo que dificilmente o imóvel ficará desocupado, gerando apenas gastos para o fundo.

Com isso, quando uma grande corporação busca um imóvel desse porte, é bom para ambos os lados: para a empresa, que não precisa gastar muito dinheiro para imobilizar sua estrutura física, e para os investidores dos fundos imobiliários, que garantem um inquilino de altíssimo padrão, garantindo, também, o retorno financeiro continuado para o fundo.

Passos para investir em fundos imobiliários

O ideal é que você invista em fundos imobiliários os recursos de longo prazo, pois a liquidez não é necessariamente imediata; ela depende da venda na Bolsa de Valores. Para se investir, deve-se realizar o cadastro em uma corretora de valores e selecionar o fundo mais adequado para o seu perfil.

Na sequência, uma ordem é enviada para a corretora, especificando a quantidade de cotas a serem adquiridas. A partir desse momento, você já é um investidor em fundos imobiliários, desfrutando de todas as vantagens desta modalidade de investimento.

É claro que você não está realizando a aquisição de um imóvel, mas apenas a compra de cotas de fundos imobiliários. Dessa maneira, você já fica consciente de que o mercado pode oscilar tanto para cima quanto para baixo e é importante que você estude a situação antes de ingressar em um fundo. Ainda tem dúvidas sobre como investir em fundos imobiliários? Deixe um comentário, participe!

 

Nossa Consultoria

Logotipo WGFP Conheça nossos serviços e torne sua vida financeira mais rentável.
Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

2 comentários em “Fundos imobiliários: quais são as vantagens de investir?”

  1. Monica disse:

    Boa tarde!
    Você poderia ne indicar uma corretora de sua confiança?
    Estive na Segunda com Estilo.

    1. Olá, Monica, tudo bem?

      Existem várias boas corretoras no país. Hoje recomendamos principalmente a XP para nossos clientes, pela quantidade de produtos financeiros oferecidos.

      No entanto, acreditamos que apenas uma conta numa boa corretora não vai garantir a construção da melhor carteira para você e por isso oferecemos o trabalho de consultoria financeira.
      Você pode ler mais sobre isso aqui:
      http://www.wgfinancas.com.br/blog/index.php/4-motivos-para-contar-com-um-consultor-financeiro/

      Obrigado pelo contato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *