Financiamento e consórcio: qual a diferença entre eles?

São muitos os motivos para se procurar aprender mais sobre finanças. Se você pretende comprar um carro, uma casa, simplesmente poupar ou investir seu dinheiro, é preciso entender como funcionam as principais operações financeiras do dia a dia. E duas das transações mais comuns são o financiamento e o consórcio. Esses nomes parecem familiares, mas você não sabe dizer ao certo o que cada um quer dizer? Pois com a leitura do texto de hoje você vai aprender direitinho qual é a diferença entre financiamento e consórcio. Pronto? Acompanhe:

Qual é a semelhança entre essas operações?

Antes de mais nada, não custa entender o que essas operações têm em comum! Tanto o consórcio quanto o financiamento são boas opções para adquirir algo realmente mais caro, como um automóvel ou um imóvel, por exemplo — o que, em condições normais, seria praticamente impossível pagar à vista. Assim, se você não tem dinheiro suficiente para comprar de uma vez um bem de consumo mais oneroso, as duas alternativas se apresentam como excelentes saídas para concretizar seu sonho.

Qual é a diferença entre financiamento e consórcio?

Se os dois recursos servem basicamente para a mesma finalidade, você pode estar se perguntando sobre como escolher entre um e outro, certo? O fator decisivo é, na verdade, o tempo que você está disposto a esperar para ter em suas mãos as chaves do carro do ano ou daquele apartamento dos sonhos. O financiamento permite que você adquira o bem quase que imediatamente, enquanto o consórcio pode fazê-lo esperar alguns anos. A escolha dependerá, então, das necessidade e do contexto pessoal de cada comprador.

Como funciona um financiamento?

Vejamos os detalhes de como é feito um financiamento: em primeiro lugar, vale apontar que ele pode ser contratado tanto junto a um banco como com uma agência financeira e que é preciso, no caso, apresentar uma parte do valor da compra como entrada, sendo o restante pago pelo banco. Essa espécie de empréstimo é o tal do financiamento, devolvido à instituição na forma de parcelas mensais.

A liberação do crédito para um financiamento depende de uma análise, que muitas vezes ocorre em um único dia. Para garantir que seu crédito será mesmo liberado, é preciso que você tenha uma fonte de renda estável capaz de suprir o novo gasto mensal, e que seu nome não esteja inserido em quaisquer sistemas de proteção ao crédito — como SPC e Serasa.

A principal recomendação feita a quem deseja realizar um financiamento é tentar aumentar o valor da entrada ao máximo, já que, com isso, o preço total e a quantidade de parcelas do financiamento fica reduzido. E como as parcelas da instituição financeira sempre têm juros embutidos, é melhor que o financiamento seja o mais curto possível.

Como funciona um consórcio?

Esse processo pode ser contratado junto a uma administradora ou junto à própria concessionária de carros ou construtora de imóveis. Quando você contrata um consórcio, precisa pagar parcelas mensais, do mesmo modo que faria com um financiamento, porém, você não leva o carro ou tem acesso à casa imediatamente. No caso de consórcios de automóveis, o prazo para receber o veículo pode ser de até 80 meses, enquanto no caso de imóveis pode chegar a impressionantes 200 meses!

Você só receberá seu bem quando for sorteado ou caso dê um lance mais alto. Quando isso acontece, o participante do consórcio — chamado cotista — recebe uma carta de crédito, com a qual pode adquirir o tão sonhado automóvel ou imóvel. Viu como o consórcio é uma alternativa mais demorada?

Mas ele é uma boa saída para quem não atende aos requisitos para contratar um financiamento e deseja comprar esse tipo de bem mais oneroso. Assim, se você tiver o nome inserido no SPC ou Serasa, ainda pode entrar em um consórcio. Porém, lembre-se de que só poderá ser contemplado com a carta de crédito se estiver em dia com suas parcelas! Além disso, o consórcio tem uma vantagem financeira que compensa a desvantagem do tempo: as parcelas não são acrescidas de juros! Já é um alívio e tanto, não é mesmo?

Como são o sorteio e o lance do consórcio?

Se você optou pelo consórcio, sabe que há duas possibilidade de receber sua carta de crédito: o sorteio e o lance. Mas sabe direitinho qual é a diferença entre elas? Observe:

O sorteio

O sorteio ocorre quando há recursos suficientes para bancar o preço do bem em questão, seja ele um carro ou uma casa. O processo é bem igualitário, fazendo com que todas as pessoas que aderiram ao consórcio participem com as mesmas chances de ganhar. Nesse caso, o sorteado recebe a carta de crédito para adquirir o bem, enquanto os restantes continuam pagando suas parcelas e participando dos sorteios até finalmente serem contemplados.

O lance

Já o lance ocorre quando o sorteio acaba. Nessa hora, cada participante pode dar um lance, que vale como uma uma antecipação das parcelas futuras, correspondente a uma certa porcentagem do valor total do bem. A lógica é simples: quem tiver feito a maior oferta é o vencedor e leva uma carta de crédito! Os demais continuam participando normalmente dos sorteios e podem dar novos lances no futuro. E, claro, o valor daquele lance é abatido das parcelas devidas.

Qual é a melhor escolha?

A diferença entre financiamento e consórcio pode ser definida em duas palavras: preço e prazo. O preço do financiamento é mais salgado, enquanto o prazo de recuperação do investimento, no caso do consórcio, leva muitas pessoas a desistirem no meio do caminho.

E a verdade é que não há uma maneira de determinar qual é o melhor recurso para todos os casos. A escolha depende das possibilidades e expectativas do comprador. Por isso, antes de contratar qualquer um dos dois, é importante fazer uma análise profunda da sua situação financeira e daquilo que você pretende, sempre se lembrando que tanto o financiamento quanto o consórcio são compromissos de longo prazo.

Agora que você já conhece a diferença entre financiamento e consórcio, por que não nos conta qual dos dois acha melhor? Deixe seu comentário! Aproveite para curtir nossa página do Facebook e compartilhar este artigo com seus amigos!

Nossa Consultoria

Logotipo WGFP Conheça nossos serviços e torne sua vida financeira mais rentável.
Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *