diversificação de investimentos

Saiba por que a diversificação de investimentos é hoje uma boa ideia

Você já ouviu aquele ditado “não coloque todos os ovos dentro da mesma cesta”? Se sim, você já conhece o conceito principal de diversificação de investimentos.

Entende-se por diversificação a técnica que consiste em direcionar seus investimentos a diferentes setores e instrumentos, a fim de minimizar os riscos de perdas. Se você quer saber por que essa é a melhor saída para continuar lucrando em 2016, confira abaixo as informações que separamos sobre o atual cenário econômico mundial e como esse processo favorece os investimentos aqui no Brasil:

A instabilidade econômica aumenta os riscos de perdas significativas

A desaceleração econômica da China e a redução do seu Produto Interno Bruto (PIB) afeta países emergentes, como o Brasil, devido à queda da exportação. Isso desvaloriza nossa moeda, aumentando a inflação e tornando o quadro econômico mais instável.

Porém, todo investimento apresenta riscos. O risco pode ser não diversificável, ou seja, algo que afeta o cenário geral, como guerras, inflação e taxa de câmbio, ou diversificável, um risco específico para um setor, país ou mercado. Esses riscos diversificáveis são os que podem ser evitados com uma ação bem planejada.

A melhor maneira de diversificar os investimentos é escolhendo ativos que reajam de forma diferente a uma mesma circunstância e que tenham baixa correlação entre si. Veja, a seguir, algumas alternativas para otimizar o rendimento:

A diversificação de investimentos conta com formas variadas de se prevenir

Existem diversos tipos de investimento para quem quer montar uma carteira diversificada. Estes são alguns de renda fixa e que apresentam menores riscos:

  • Pós-fixados: nesse tipo de investimento, só é possível saber seu rendimento no final do período. Eles são atrelados ao CDI e aumentam junto com a taxa SELIC.
  • Pré-fixados: é possível saber quanto a aplicação vai render desde a contratação, por meio de uma porcentagem preestabelecida. Aconteça o que acontecer, essa porcentagem não muda, ou seja, caso a taxa SELIC estabilize ou caia durante o período de contrato, a rentabilidade pode sair acima da média.
  • Pré + inflação: é um tipo de investimento em que a rentabilidade é composta por pré-fixados mais a inflação do período. Garante uma rentabilidade fixa e acima do IPCA e pode ser interessante caso o governo não consiga controlar a inflação.

Os investimentos em ações se tornam mais seguros com a diversificação

A diversificação ganha ainda mais importância quando falamos de investimento em ações. Além de ser mais arriscado do que o investimento de renda fixa, o mercado de ações é mais volátil e sujeito a riscos diversificáveis, sendo primordial a montagem de uma carteira de ações bem distribuídas.

Um exemplo dessa diversificação foi o que ocorreu com a filial brasileira da Caterpillar, fabricante de máquinas industriais e agrícolas que, no começo dos anos 80, resolveu investir em setores diferentes do seu ramo de atuação para que os rendimentos não estivessem sempre submetidos aos altos e baixos desse mercado.

O homem que sugeriu essa diversificação é Guilherme Affonso Ferreira, hoje dono de uma das maiores fortunas da bolsa.

Como podemos ver, a diversificação de investimentos é a melhor forma de aplicar seus recursos com segurança e inteligência. Tempos de crise não precisam significar prejuízos. Com cuidado e um bom planejamento de finanças, você pode manter a lucratividade, basta saber onde e como investir.

Agora que você sabe disso, veja dicas de como lidar com a inflação alta!

Nossa Consultoria

Logotipo WGFP Conheça nossos serviços e torne sua vida financeira mais rentável.
Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *