Como investir em fundos de ações?

Aplicar em fundos de ações é tarefa que exige muita pesquisa e acompanhamento por parte do investidor, já que esses investimentos variam muito. Existem fundos mais arriscados, mas com maiores taxas de retorno, e também há fundos mais seguros, com taxas de rentabilidade menores. Nesse cenário, cabe ao investidor verificar quais fundos de ações melhor se adequam a seu perfil e partir para a ação. Mas você não sabe nem por onde começar? Pois foi pensando nisso que resolvemos separar, neste post, allgumas dicas e informações básicas e fundamentais sobre como investir em fundos de ações. Então confira antes de tomar qualquer decisão:

Como se organizam os fundos de ações?

Fundos de ações podem ser uma boa opção de investimento para aquelas pessoas que estão começando a alocar parte de seu dinheiro em ações negociadas na bolsa. Funciona, basicamente, assim: uma instituição financeira ou corretora de valores mobiliários organiza um conjunto de investidores para aplicar seu dinheiro em uma variedade de ações.

Essa diversificação da alocação dos ativos de um fundo segue determinadas regras, que visam a redução dos riscos de perda, mas também a definição dos investimentos do fundo — mais conservadores, mais ousados e assim por diante. A maior parte desses fundos deve ser investida em ações, enquanto o restante pode ser investido em títulos públicos e em um caixa, principalmente quando se tem pouca confiança no andamento do mercado de ações.

Quais são as vantagens de se investir em fundos de ações?

Há algumas vantagens relacionadas a essas formas de investimento, como o imposto de renda com pagamento e recolhimento simplificados, ao contrário do que ocorre com ações negociadas diretamente na bolsa de valores, por exemplo. As faixas de tributação também são inversamente proporcionais ao período de investimento, assim, quanto mais tempo o dinheiro ficar aplicado, menor será a taxação. Além disso, o investidor conta com o auxílio de profissionais especializados para definir qual perfil de fundo mais se adequa a suas características.

Existem opções mais conservadoras?

Como cada fundo tem uma característica própria, seus administradores são as pessoas mais qualificadas para informar esse perfil aos investidores. Mas existem, sim, fundos mais conservadores, que procuram reduzir a volatilidade do mercado por meio de investimentos em ações de empresas mais consagradas do mercado, que acompanham a alta de índices da bolsa de valores e que não apresentam tantas oscilações em momentos de crise, como os fundos indexados e os fundos de dividendos.

Fundos de ações mais arriscados são mais rentáveis?

Se o investidor tem maior tolerância a riscos, pode decidir alocar seus investimentos em fundos de ações mais arriscados, que, normalmente, têm rendimentos maiores. É o caso dos fundos de gestão ativa, que procuram superar índices, dos fundos de ações livres, que são de livre escolha do gestor, sem preocupação com índices, e dos fundos de ações small caps, que priorizam investimentos em empresas menores. Fundos como esses tendem a cobrar taxas de administração e de performance maiores — 2% e 20%, respectivamente, na maioria dos casos. Por outro lado, a cobrança de uma taxa de performance pode ser um bom indicativo de que os gestores do fundo realmente buscarão os melhores resultados para seus investimentos.

E quais as desvantagens de se investir em fundos de ações?

Vale ressaltar que, independentemente da classificação do fundo, seu desempenho é imprevisível. Dependendo das oscilações do mercado e da habilidade dos gestores do fundo, é possível incorrer em perdas e frustrar suas expectativas de rendimento. Todo fundo de ações possui investimentos em títulos de empresas não muito rentáveis. Como a natureza do fundo é justamente a compra do pacote completo, não há como excluir certas ações de seus investimentos.

Os fundos de ações são a opção ideal para investidores que preferem não acompanhar diariamente o desempenho do mercado, preferindo deixar essa atividade nas mãos do gestor do fundo.

Agora que você já sabe o básico, comente aqui e nos conte se acha que os fundos de ações são uma boa opção de investimento para você! A princípio, investiria em um fundo mais conservador ou mais arriscado? Compartilhe suas impressões conosco!

 

Nossa Consultoria

Logotipo WGFP Conheça nossos serviços e torne sua vida financeira mais rentável.
Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *