independência financeira

7 erros que o impedem de alcançar a independência financeira

O retrato da juventude atualmente é: cada vez mais jovens moram com os pais por mais tempo. E isso nada mais é que um simples reflexo da dinâmica mundial moderna. Mas essa conjuntura definitivamente não quer dizer que os jovens também não busquem por formas de ter sua independência financeira, não concorda? Fato é que certas atitudes pouco sensatas ou inábeis, comuns na imaturidade, muitas vezes dificultam os objetivos de juntar capital. Consegue se reconhecer nesse cenário? Então que tal então ver algumas dicas valiosas para finalmente conseguir alcançar sua tão sonhada independência financeira? Confira:

Controle seu orçamento doméstico

A principal coisa a ser feita para quem deseja conquistar sua independência financeira é entender detalhadamente como os recursos chegam até seu orçamento pessoal e por onde vão embora. Só assim será possível visualizar onde mais gasta e cortar algumas despesas supérfluas, além de, claro, checar quando são as melhores datas de pagamento de suas obrigações.

Não gaste mais do que ganha

Uma das regras mais básicas — e óbvias — das finanças é gastar menos do que se ganha. Por isso, poupe mais e reserve uma parte de seus recursos a cada mês, em vez de torrar tudo com satisfações passageiras. Se você desembolsa mais do que arrecada com seu salário e suas rendas extras, ainda poderá ter que se deparar com juros de dívidas. Já imaginou o desastre?

Invista com rendimentos acima do mercado

Inverta a fórmula normal, de guardar o que sobra depois que se gasta quase todo o salário do mês, ajustando suas despesas para o que sobrar de um investimento feito logo de cara, ao retirar um percentual determinado dos recursos a cada início de mês. Assim que receber o salário, separe, por exemplo, 10% da renda, coloque-a no banco ou invista como preferir. O resto precisa dar contas das obrigações.

Baixe e preencha nossa Planilha de Diagnóstico Financeiro para descobrir a diferença que aplicar em investimentos com rendimentos acima do CDI fará para a sua independência financeira.

Mantenha o valor das despesas

Se você vier a receber uma promoção no trabalho ou conseguir uma renda extra, não aumente suas despesas com todo um novo estilo de vida. Se seu objetivo é a independência financeira, deve, antes de mais nada, pensar no futuro. Assim, se sua renda pessoal aumenta, suas despesas devem permanecer no mesmo nível, a fim de que sobre um maior montante para você investir e guardar mensalmente.

Estude mais sobre finanças

Leia livros, faça cursos e assista a palestras sobre finanças. Investindo em sua educação financeira você será capaz de analisar outras formas mais complexas de cuidar do seu dinheiro, além, claro, das opções mais fáceis de renda fixa. Nesse caso, você também será capaz de visualizar outros cenários para fazer investimentos interessantes e identificará com mais facilidade qual seria o melhor momento para comprar bens necessários para suas atuais demandas — como um veículo ou um computador novo, por exemplo.

Nossa coluna Finanças & Leitura é um bom começo!

Adie alguns sonhos de consumo

Se o carro — ou qualquer outro bem de consumo mais caro que você tenha o sonho de comprar — não for algo extremamente necessário agora, deixe-o para mais tarde. Quem sabe daqui a alguns anos não seja mais oportuno? Se você se compromete com parcelas de um financiamento ou com a compra de um bem oneroso, entenda que, consequentemente, guardará menos dinheiro e será preciso mais tempo para alcançar a independência financeira.

Aprenda com seus erros

Você já perdeu dinheiro com o crédito rotativo de seu cartão de crédito? Já teve que recorrer a empréstimos bancários para quitar compras de impulso? Analise o que já o fez gastar demais ou perder dinheiro no passado e mude seus hábitos no presente, enquanto ainda é tempo!

E então, você está no caminho certo para alcançar a independência financeira? Ou suas ações e atitudes de hoje em dia têm atrapalhado o sucesso dessa empreitada? Comente aqui e nos conte suas experiências e dúvidas sobre o assunto!

Nossa Consultoria

Logotipo WGFP Conheça nossos serviços e torne sua vida financeira mais rentável.
Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *