investimento em poupança

5 motivos para você fugir do investimento em poupança

Mais de 100 milhões de brasileiros utilizam a caderneta poupança hoje em dia, o que faz deste produto um dos investimentos mais populares do Brasil. A facilidade de começar a investir nessa opção normalmente é bastante convidativa, mas a cada dia que passa esse investimento se torna menos atraente.

Com outras opções no mercado, se você realmente quiser construir patrimônio, é importante fugir do investimento em poupança. Quer saber o porquê? Então a seguir você confere 5 motivos.

A rentabilidade é baixa

Independentemente de quaisquer condições, a rentabilidade do investimento em poupança é uma das mais baixas entre as aplicações disponíveis. O fato de ser uma opção de renda fixa altamente conservadora o torna pouco atraente quando os ganhos são observados.

Desde 2012, a rentabilidade da poupança acontece da seguinte maneira: há uma rentabilidade fixa de 0,5% que é somada a 70% da taxa Selic quando esta fica menor do que 8,5% ou então quando é somada à taxa referencial (TR).

Com a taxa de juros da economia brasileira ultrapassando 14% em 2016, o rendimento da poupança tem sido de apenas de 0,5% mais a TR.

A inflação pode consumir seus ganhos

O Brasil tem um problema crônico com inflação elevada. Além de corroer o poder de compra, essa situação também impacta negativamente a poupança.

Devido à sua rentabilidade, dependendo do valor da inflação, investir na poupança pode fazer com que você perca dinheiro.

Foi o que aconteceu em 2015. Com a inflação fechando o ano em 10,67% e a poupança tendo um rendimento anual de 8,15%, quem fez esse investimento perdeu mais de 2% de poder de compra.

Fica menos atraente na crise

Em uma crise econômica, duas coisas principais acontecem: a inflação dispara e a taxa básica de juros aumenta para conter a inflação.

Esses são os dois piores cenários para a poupança, que fica com o rendimento baixo aliado a uma perda galopante de poder de compra.

Com isso, a poupança é uma opção pouco robusta para suportar as mudanças — principalmente as negativas — do mercado.

Não é adequada para o longo prazo

Se a rentabilidade anual da poupança é baixa, a sua rentabilidade mensal é praticamente pífia, não chegando a 1%. Com isso, a poupança é um investimento apropriado apenas para o curto prazo, como para 6 meses, por exemplo.

Isso porque se você investir dinheiro na poupança e for resgatá-lo 6 meses depois, o rendimento dificilmente será adequado. Por outro lado, há opções de investimento com esse mesmo prazo que oferecem um ganho de capital maior.

Há opções mais vantajosas

O grande motivo para fugir do investimento em poupança é que há opções mais vantajosas. Frequentemente a segurança, a liquidez e a isenção de impostos são vantagens citadas da poupança. Embora tudo seja verdade, não são características exclusivas da poupança.

LCI e LCA, por exemplo, têm excelente rentabilidade, podem ter prazo mais curto e são isentas, além de serem seguras pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Por isso, em vez de fazer com que seu dinheiro perca poder de compra na poupança, é melhor aplicá-lo em outras opções mais vantajosas e adequadas.

A baixa rentabilidade da poupança e sua perda especialmente em relação à inflação são apenas alguns dos motivos para fugir desse investimento. Em vez disso, vale a pena buscar opções tão seguras quanto, mas que sejam mais vantajosas.

O que você pensa sobre a tão famosa caderneta de poupança? Já se convenceu de que é preciso mudar de investimento? Comente aqui!

Nossa Consultoria

Logotipo WGFP Conheça nossos serviços e torne sua vida financeira mais rentável.
Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *